Quinta-feira, 4 de Outubro de 2007

Aquilo que EU vi no 13-3-13-D-14

UEFA Champions League

 

Grupo D

GRUPO D - 2.ª Jornada 

 

Sport Lisboa Benfica

Shaktar Donetsk

Sport Lisboa e Benfica

X

Shaktar Donetsk

0

1

 

 

42' - Jadson

 

Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)

03-Outubro-2007 às 19:45

Assistência: 35.000 espectadores

 

SLB x Shaktar Donetsk

 

SHAKHTAR DONETSK
Pyatov, Srna, Chygrynskyy, Kucher, Rat, Ilsinho, Lewandowski, Fernandinho, Jadson, Lucarelli e Brandão.

Suplentes:Shust, Gladkiy, Hubschman, Yezerskyy, Duljaj, Vukic e Castillo.

Treinador: Mircea Lucescu.

 
  O que EU vi no 13-3-13-D-14

 

BENFICA

O Benfica foi, e desta vez dissiparam-se todas as dúvidas, uma equipa desorganizada e sem futebol colectivo; falta ao Benfica estabilidade no seu sistema táctico, não têm processos de jogo, Alguns jogadores não têm qualidade para jogar no Benfica (Maxi Pereira, Nélson, Cardozo e Nuno Gomes, por ex:), não tem futebol colectivo (vive de rasgos individuais e ainda por cima, na maior parte das vezes, inconsequentes)... e não têm um treinador corajoso, certo é, que ele não pode fazer tudo e mesmo havendo uma quota que pertence aos jogadores, ele pode fazer uma coisa que é,... mudar o seu discurso derrotista e de treinador conformado. 

O futebol que o Benfica apresentou foi um futebol aos "repelões", e desorganizado, mais, - caótico, patente na maneira como os desorientados e inexperientes (8 estreias !!! em Milão e desta vez... 6 !!!) jogadores abordavam cada lance e se deslocavam aos "magotes" atrás da bola abrindo espaços, onde surgiam com movimentos rápidos os jogadores "brasileiros" em boas condições de facturar (podiam ter sido 3 ou 4).

O Benfica, em desvantagem nunca conseguiu contrariar a dinâmica do jogo adversário, porque o desiquilibrio que se verificava era sobretudo devido à falta de pressão a meio-campo e nem com dois avançados a equipa ficou mais equilibrada porque, também Rui Costa estava estratégicamente "manietado". Um Benfica, de que não há memória, acabava de sofrer um verdadeiro - "Traumatismo Ucraniano", que custou (03) três pontos.

 

Shaktar Donetsk

Não existem dúvidas: esta equipa do Shakhtar Donetsk está longe de ser a típica formação de Leste. O samba de artistas como Ilsinho, Fernandinho, Jadson ou Brandão, dá um toque especial a um grupo que é, de facto, forte do meio-campo para a frente quando têm a bola- os brasileiros pintaram a manta a partir do 10' com muitas mudanças de direcção e troca de posições "puxando" os jogadores do Benfica e obrigando-os a abrir espaços, a dinâmica ofensiva a falta de cobertura,...fizeram o resto. A defesa, essa, deixou mostras de alguma fraqueza quando sofrem alguma pressão, mas os acontecimentos nem passaram tanto por aí. Jadson fez o golo fácil que deu a segunda vitória dos comandados de Mircea Lucescu.
O guarda-redes Pyatov negou por duas vezes o golo ao Benfica (3' e 20') e ainda viu uma bola embater na barra, enquanto, dos quatro elementos à sua frente, era Srna quem mais se adiantava para criar desequilíbrios. No geral, é fácil atestar que o sector mais recuado dos ucranianos é o ponto fraco da equipa.
O trio de brasileiros - Ilsinho, Fernandinho e Jadson - deu que fazer com a fantasia do seu futebol. E foi mesmo o camisola 8, Jadson, que rubricou o tento que ditou o resultado final, com execução fácil a passe de Fernandinho. O mérito maior vai, todavia, para Brandão, que veio ao meio-campo recuperar uma bola numa disputa com Nélson.
Brandão e Lucarelli - obrigaram Quim a grande intervenção (58') - são as grandes referências na linha ofensiva, e foi mesmo o primeiro que veio a ganhar a bola a Nélson no meio-campo para depois lançar o pânico que resultou no tento decisivo de… Jadson. Isso mesmo, aquele que estava em dúvida até poucas horas antes do encontro.

 

"Análise aos Jogadores"

 

Quim - Muito concentrado durante todo o desafio, demonstrando total serenidade nas suas intervenções. Aos 18', defendeu bem um remate de Rat e, aos 58', voou para a bola impedindo o golo a Lucarelli. Está muito confiante e isso notou-se nos lances em que jogou com os pés, colocando a bola sempre bem nos companheiros.
Nélson - Inconstante como é seu timbre. Alguns bons cruzamentos para Cardozo e uma enorme lentidão na abordagem dos lances, como foi visível no lance do golo de Jadson em que se deixou antecipar por Brandão no meio-campo. Saiu lesionado !!! desse lance (veremos se no próximo Fim-de-Semana já está apto), dando o seu lugar a Nuno Gomes.
Luisão - Ainda lhe falta condição física para dar outra dimensão às suas exibições. A velocidade de Brandão deu-lhe água pela barba.Teve o golo do empate na cabeça, aos 55', após um canto apontado por Rui Costa.
Edcarlos - O elemento mais regular do sector mais recuado. Vigiou Lucarelli e esteve bem, tendo ganho a maioria dos lances ao gigante italiano. Perto do fim do encontro, falhou incrivelmente com a baliza à sua mercê. Seria o golo do empate…
Léo - Complicativo. Ilsinho não lhe deu um minuto de descanso. O camisola 5 do Benfica não se deu bem com as constantes mudanças de velocidade do adversário a defender, e no ataque também não criou desequilíbrios, tomando quase sempre a pior opção. Não foi o Léo, que nos tem habituado.
Maxi Pereira - Iniciou a partida no meio-campo pisando "terrenos" de "Katso", mas foi a lateral-direito (depois de Nélson se ter lesionado) que o internacional uruguaio apareceu no jogo (ainda que, algumas vezes mal). Poderá estar aqui a chave para Camacho resolver o problema no lado direito do sector mais recuado. Bem a defender, e rápido a sair para o ataque (Por vezes, até demais, adiantando demasiado a bola), deu outra dinâmica ao seu corredor, conseguindo criar alguns desequilíbrios, Contudo não aprecio as características deste jogador (vulgar para o benfica).
Katsouranis - Faltou-lhe um bocadinho… em quase tudo o que fez na partida de ontem, nomeadamente no passe a queimar que fez para Nélson, no meio-campo, e que deu origem ao golo solitário do encontro. Além desse lance, esteve muito perto de marcar em duas ocasiões (… mas não marcou), esteve envolvido num lance polémico dentro da área do Shakhtar (… mas não foi penálti porque o árbitro não apitou) e viu um amarelo para travar a entrada de um adversário na área (… se o cartão fosse de outra cor também não seria exagerado). No entanto, não se pode concluir daqui que o internacional grego realizou um mau jogo. Pelo contrário, foi dos mais interventivos do meio-campo para a frente, fazendo jogar a equipa.
Rodríguez - ... melhor jogador em campo.
Rui Costa - Não "agarrou" o jogo. Ainda tentou trocar com Di María, aparecendo, algumas vezes, no lado direito, mas nada lhe saiu bem. Tentou a sua sorte de longe em várias ocasiões, mas falhou sempre o alvo. Decididamente, não era a sua noite e até pareceu algo desgastado. Terá sido estratégicamente anulado pelos Ucranianos.
Di María - Foi o atacante do Benfica que mais perto esteve de chegar ao golo, rematando à trave (28'), depois de uma combinação com Cardozo. É verdade que nos restantes minutos da primeira parte foi algo inconsequente, mas não deixa de ser curioso o facto de ter sido substituído quando estava a começar a entrar verdadeiramente no jogo. Voltou a revelar alguns problemas na finalização (o remate à barra foi uma excepção).
Cardozo - Foi titular e parecia motivado para realizar uma boa partida. Movimentou-se bem, ganhou algumas bolas de cabeça ao adversário, mas nunca rematou com convicção à baliza. Os vários disparos foram sempre a "morrer" para as mãos do guarda-redes do Shakhtar. Lutou muito e serviu os colegas na parte final do desafio. Os níveis de confiança e a condição fisica fazem o resto. Os 9,15 M€ que estavam a render no banco "têm" que ser rentabilizados para serem transferidos (com lucros) no final da época,... - parece-me !!!

 

Nuno Gomes - Entrou para o lugar de Nélson, colando-se, (qual borboleta esvoaçando) a Cardozo no ataque, mas nunca conseguiu criar verdadeiros embaraços ao adversário como já vem sendo hábito. Na parte final do jogo, rematou para as mãos de Pyatov depois de uma assistência de Cardozo.
O Nuno Ribeiro que de "Gomes"  não tem nada, deveria mudar o nome que tem na camisola. Está a Anos-Luz do "Bi-Bota" que representou o F. C. Porto e a Selecção Nacional e é uma afronta ao nome e à carreira de um jogador brilhante como foi o "Fernando", ... o Ribeiro (mais modesto e vulgar) fica-lhe melhor.

Gilles Binya - Entrou aos 62' e teve algumas intervenções interessantes. O seu poder de choque foi decisivo para a ponta final da equipa. O jogador camaronês ajudou a anular a "fantasia" da equipa ucraniana, trouxe alguma organização ao jogo, velocidade e lucidez, é um jogador rápido a pensar e a executar. "Binya" é um nome a reter, "impõe-se" que  seja opção para a titularidade enquanto não regressa Petit.

 

"Melhor jogador em campo"

 

Rodríguez - Disse, quando chegou que não podia perder tempo, porque só tem um ano de contrato com o Benfica e parece querer aproveitá-lo da melhor maneira. Voltou a ser o único atacante a abordar o adversário olhos nos olhos, sem medo de partir para cima e criando sucessivos desequilíbrios. Destacou-se pelas suas incursões pelo corredor esquerdo, culminadas quase sempre com cruzamentos precisos para os colegas.
Viu amarelo escusado. Temperamental, bem ao estilo sul-americano, terá de refrear os ânimos para não ser surpreendido…

Ao terceiro minuto, rematou forte e colocado de fora da área, mas Pyatov roubou-lhe o ouro fazendo uma grande defesa. Perto do fim, em boa posição, escorregou, perdendo a oportunidade de dar ainda mais "Luz" à sua exibição.

 

"Destaque do jogo"

 

O minuto 90', quando Edcarlos quase aproveitava um erro de Pyatov para marcar. Contudo, o cabeceamento do central foi cortado em cima da linha de golo por um defesa do conjunto ucraniano.

 

"Árbitro do jogo"

 

Wolfgang Stark (Alemanha) - O árbitro alemão Wolfgang Stark acabou por ter influência directa no desfecho da partida, pois deixou passar uma grande penalidade contra o Shakhtar aos 70'. Katsouranis rematou, e um jogador da equipa ucraniana desviou a bola com o braço (foi mesmo por baixo do 13-3-13-D-14). Um erro que acabou por penalizar a equipa do Benfica. No lance que deu origem ao golo de Jadson, Nélson reclama uma falta no meio-campo que o juiz alemão não assinalou (pareceu-me, bem), no entanto o lateral benfiquista abandonou o relvado lesionado (… ou resignado? – e talvez a substituição tenha sido um bom castigo para o erro que cometeu). Foi generoso para com os jogadores ucranianos, permitindo que estes recebessem assistência no relvado - e durante muito tempo,... no final 4’ de compensação. Cromos destes temos cá para a troca, só não são Alemães.

 

"Grupo D"

 

2ª Jornada
BENFICA-Shakhtar Donetsk, 0-1 (Jadson)
Celtic-AC Milan, 2-1 (Mc Manus, Mc Donald; Kaka)
 

Class.

 

Equipas

 

Jogos

V E D

Golos

 

Pts

-

Shakhtar Donetsk

-

2

2 0 0

3-0

-

6

-

A. C. Milan

-

2

1 0 1

3-3

-

3

-

Celtic Glasgow

-

2

1 0 1

2-3

-

3

-

S. L. BENFICA

-

2

0 0 2

1-3

-

0

 

... a "Vitória" está...: com um Traumatismo (U)craniano
... Publicado pela Águia Vitória às 20:14

... Link do post | ... Comentar | ... Adicionar aos favoritos

-S(ou)port L(uís)isboa B(ranco)enfica

-... Pergunte à Águia Vitória

 

-Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30
31

-... As últimas Observações

- LOG OUT

- Aquilo que EU "não" vi no...

- J. A. Camacho - O estado ...

- Aquilo que EU vi no 13-3-...

-... Museu

- Outubro 2007

- Setembro 2007

- Agosto 2007

-tags

- a. c. milan

- bwin liga 2007/08

- champions league

- estrela da amadora

- f. c. københavn

- guimarães

- hino do benfica

- j. a. camacho

- leixões

- nacional (madeira)

- naval 1º de maio

- plantel 2007/2008

- shaktar donetsk

- sport lisboa benfica

- sporting c. p.

- sporting clube de braga

- taça da liga 2007/08

- união desportiva de leiria

- todas as tags

-... Links

blogs SAPO

-subscrever feeds